A FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA


Prof. Doutor Luis Manuel Morgado TavaresBem-vindo à FMV!

 
A Faculdade de Medicina Veterinária é a mais antiga das sete Escolas que integram a Universidade Técnica de Lisboa, promovendo o ensino das Ciências Veterinárias em Portugal desde 1830.

A missão da FMV, consignada nos seus Estatutos é “a criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia na área das Ciências Veterinárias, através do desenvolvimento de actividades de educação, investigação e prestação de serviços de excelência, em benefício da sociedade.” É na concretização desta missão que se empenham diariamente docentes, funcionários e estudantes.
 
Na componente de Ensino, a FMV conta com um corpo docente constituído maioritariamente por doutorados (90%) e com estudantes extremamente motivados, seleccionados de modo altamente competitivo entre os melhores candidatos ao Ensino Superior. A FMV oferece vários ciclos de estudos conducentes a grau académico: duas licenciaturas (Estudos Básicos em Ciências da Saúde Animal, que constitui o primeiro ciclo do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, e Engenharia Zootécnica, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia-ISA), três mestrados (Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, Mestrado em Segurança Alimentar e Mestrado em Engenharia Zootécnica, este último em parceria com o ISA) e o doutoramento em Ciências Veterinárias, com 5 especialidades. A FMV oferece ainda um conjunto diversificado de acções de formação pós-graduada e de cursos de Formação ao Longo da Vida.
A formação em Medicina Veterinária, ministrada na FMV foi avaliada e  aprovada pela Associação Europeia de Estabelecimentos de Ensino Veterinário (EAEVE) desde 1998, sendo a única instituição de ensino veterinário Portuguesa a quem este estatuto foi atribuído.

Na FMV a Medicina Veterinária aprende-se fazendo!
 
Na componente de Investigação, a FMV conta com o Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) que abrange as quatro grandes áreas de investigação em Ciências Veterinárias: Sanidade e Prevenção; Medicina e Patologia; Segurança Alimentar; e Biotecnologia e Produção Animal, estimulando e financiando dezenas de linhas de investigação em estreita colaboração com mais de 100 instituições a nível nacional e internacional. A investigação levada a cabo no CIISA contribui para o desenvolvimento de novas estratégias de diagnóstico e terapêutica, de produtos de biotecnologia inovadores e ainda para a melhoria da qualidade de vida dos animais e dos consumidores.

Na componente de Extensão e Prestação de Serviços à comunidade, a FMV conta com um Hospital Escolar, onde presta serviços clínicos de alto nível a uma população sempre crescente de clientes, constituindo uma unidade de referência a que a sociedade em geral e muitos colegas Médicos Veterinários recorrem para resolução de problemas de maior complexidade. Fornece cuidados médicos e cirúrgicos de excelência aos animais que acorrem ao seu serviço. Este Hospital abrange as áreas de clínica e cirurgia de animais de companhia e de animais de produção, serviços farmacêuticos e um Centro de Diagnóstico, que compreende uma diversidade de Laboratórios de Análises e ainda um banco de sangue.

Os resultados de sucessivas avaliações a nível nacional e internacional posicionam a FMV num lugar cimeiro no panorama da Medicina Veterinária do País e da Europa.
A força que impulsiona a FMV resulta de uma enorme dedicação de todos os seus membros, garante da qualidade do ensino, da investigação e dos serviços prestados, em colaboração dinâmica e interactiva com a Sociedade e com os diversos parceiros científicos, económicos, profissionais e sociais.
 
Somos uma Escola moderna que honra o seu passado, se orgulha do seu presente e ambiciona sempre mais para o seu futuro!

 

Luis Manuel Morgado Tavares
Professor Catedrático
Presidente da FMV

 

 

Natureza da FMV

A Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) é uma escola da Universidade Técnica de Lisboa (UTL).
A FMV é uma pessoa colectiva dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia estatutária, científica, cultural, pedagógica, administrativa, financeira e patrimonial.

 

 

História

O ensino das Ciências Veterinárias foi institucionalizado em Portugal por Alvará Régio de 29 de Março de 1830, onde se destaca a necessidade de “huma Escola Veterinária para nella se conservarem as doutrinas que respeitam a esta arte de que muita utilidade deve resultar ao seu real serviço e ao público. E convindo igualmente que estes conhecimentos se generalizem para utilidade pública na conservação e criação de toda a espécie de gado cavalar, vacum e lanígero”. A Real Escola Veterinária Militar seria incorporada em 1855 no Instituto Agrícola criado sob tutela do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, onde passou a ministrar-se um curso misto de Agronomia e Veterinária, que formava veterinários-lavradores. Em 1864, passou a designar-se Instituto Geral de Agricultura, sendo então separado o curso de Veterinária do de Agronomia. A reforma de 1886 criou o curso de Medicina Veterinária no Instituto de Agronomia e Veterinária, o qual, em 1910, daria origem, no mesmo lugar, à Escola de Medicina Veterinária e ao Instituto de Agronomia. Em 1918 passou a designar-se Escola Superior de Medicina Veterinária e a conferir o grau de doutor em Medicina Veterinária.

Em 1930 foi criada em Lisboa a Universidade Técnica englobando a Escola Superior de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.

Com a aprovação dos Estatutos da Universidade Técnica de Lisboa, em Agosto de 1989, a Escola Superior de Medicina Veterinária passou a designar-se Faculdade de Medicina Veterinária.

A FMV é assim a mais antiga instituição de ensino das Ciências Veterinárias em Portugal e herdeira de um passado rico e prestigiante de que muito se orgulha.

 

 Missão

A missão da FMV, de acordo com os seus Estatutos publicados em Diário da República, 2ªSérie, de 26 de Março de 2009, é a criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia na área das Ciências Veterinárias, através do desenvolvimento de actividades de educação, investigação e prestação de serviços de excelência, em benefício da sociedade.”

 

Órgãos de gestão

São órgãos de gestão central da FMV:
a)      O Conselho de Escola;
b)      O Presidente da FMV;
c)      O Conselho Científico;
d)      O Conselho Pedagógico;
e)      O Conselho de Gestão.

 
 

 

Optimizado para FireFox 3, Opera 9.5, Internet Explorer 7, e Safari 3.1 a 1280x1024