Os primeiros passos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 16 February 2009 10:53

Os primeiros passos...

A AAAMVL iniciou formalmente actividade na tarde do dia 23 de Abril de 2003, através do acto de escritura notarial dos respectivos Estatutos, realizada nas instalações da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), no Polo Universitário do Alto da Ajuda, onde a Associação tem a sede formal.

Fundação da Associação

Por iniciativa do grupo de Colegas que desencadeou o processo de criação da AAAMVL, foi convocada uma. Assembleia Geral que teve lugar no dia 3 de Junho de 2003 e que elegeu, por um período máximo de seis meses, os membros da Mesa da Assembleia Geral e os elementos que integraram uma Comissão Instaladora.

É de toda a justiça referir e destacar o apoio graciosamente prestado pelo Dr. Pedro Caridade de Freitas, jurista da Associação Portuguesa das Indústrias Farmacêuticas (APIFARMA), quer na elaboração dos actuais Estatutos, quer noutro aconselhamento de natureza jurídica.

Orgãos de gestão transitórios

Os orgãos de gestão transitórios, foram eleitos com a seguinte constituição:

 Mesa da Assembleia Geral

 Presidente:

 Mário Baptista Braz

 

 Secretários:

 Maria Lucília Ferreira

 

 

 João Cotta Dias

 

 Comissão Instaladora

 Presidente

 José António Abreu Lopes

 

 Vice-Presidente

 Armando Louzã

 

 Tesoureiro

 José Miguel Lopes Jorge

 

 Vogais

 Luis Morais

 

 

 Ana Filipa Rocha

 

Mandato da Comissão Instaladora

A Comissão Instaladora teve como objectivo cumprir, dentro do prazo estipulado, o mandato explicitado nos Estatutos (Artigo 36º), deste se destacando o que respeita à dotação de instalações e de algum equipamento e à preparação do acto formal para eleição dos corpos directivos da Associação, para o triénio 2003-2006.

 

 

Actividades foram desenvolvidas pela Comissão Instaladora

Dentre as actividades desenvolvidas no período de Junho a Outubro de 2003 destacam-se as seguintes:

Instalações e equipamento:

O Conselho Directivo da FMV, destinou uma sala (C1.08), na proximidade das instalações da Associação de Estudantes, disponibilizou uma linha telefónica (ext. 1400), e cedeu algum mobiliário para instalação da sede da Associação.

Apoio ao Secretariado:

A Associação de Estudantes da FMV cedeu, a tempo parcial, um elemento dos seus quadros de secretariado e prestou vário outro apoio logístico sem o qual teria sido impossível ter distribuído, por via postal, informações aos potenciais Associados e aos Sócios Fundadores que entretanto se foram inscrevendo.

Também, a Ordem dos Médicos Veterinários se destacou no apoio à localização e expedição da carta-circular enviada em Agosto aos cerca de 2150 ex-alunos da ESMV/FMV, inscritos na Ordem.

Suporte financeiro:

Os encargos necessários para proceder ao registo notarial foram cobertos na totalidade pelo Conselho Directivo da FMV.

Todos os restantes custos que a Comissão Instaladora teve de suportar para dar forma ao processo inicial de organização da Associação foram cobertos com remessas disponibilizadas por três elementos da Comissão Instaladora e, ainda, pelos preciosos e inestimáveis apoios obtidos junto da OMV e da AEFMV, como acima referido.

Como resultado da carta-circular enviada aos 2150 ex-alunos da ESMV/FMV, responderam, enviando o respectivo Boletim de Inscrição, cerca de 170 Sócios Fundadores, número que aumentou até à realização da 1ª Assembleia Geral e se cifra em 190.

 

Sócios Fundadores da AAAMVL

Segundo o nº.2.1, alínea a), do artigo 6º. dos Estatutos da AAAMVL, são designados por "Sócios Fundadores" todos aqueles inscritos até à data da segunda Assembleia Geral , realizada em 22 de Outubro.

A lista de Sócios Fundadores pode ser acedida em fundadores.htm.

 

 
AAAMVL, Powered by Joomla! and designed by SiteGround web hosting