Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal - CIISA

 

O CIISA coordena as actividades de investigação e desenvolvimento da FMV, em articulação com as estratégias definidas pelo Conselho Científico.


Image

 

O CIISA foi criado em 1992, para desenvolver e coordenar as atividades de investigação realizados na FMV.

As atividades desenvolvidas pelo CIISA relacionam-se sobretudo com a saúde animal e acompanham as preocupações europeias e o seu impacto na economia global e na saúde pública. Existe igualmente uma preocupação com o desenvolvimento de novos sistemas ambientalmente sustentáveis para a produção animal e agrícola.
Ao longo dos últimos anos o centro tem vindo a apostar na alta qualidade de investigação multidisciplinar com um especial impacto nas ciências veterinárias em níveis sociais, científicos e económicos.
Pretende-se contribuir para melhorar a qualidade de vida animal e também a vida humana, sob o conceito " One Health ", através do desenvolvimento de novas estratégias de diagnóstico e terapêutica, produtos biotecnológicos inovadores, sistemas de produção sustentáveis e produtos de origem animal de alta qualidade seguros para a saúde humana.
A principal meta com a criação do CIISA foi a melhoria das condições existentes para as atividades de investigação praticadas na FMV, enquadradas dentro das seguintes áreas ou objetivos fundamentais: 

a)   Promover o estudo de etiopatogenia, epidemiologia, diagnóstico e terapêutica de doenças animais com impacto científico, económico e social.
b)   Promover o melhor conhecimento das interações com animais, seres humanos e meio ambiente para otimizar a eficiência económica e ecológica das explorações pecuária e evitar os seus aspetos negativos.
c)   Estudar as melhores estratégias para uma gestão mais eficiente de controlo dos produtos de origem animal de qualidade.
d)  Criar infra-estruturas polivalentes para a implementação de novas áreas de investigação no âmbito dos objetivos propostos
e)  Desenvolver e testar novas tecnologias em ciência básica
f)   Prestar serviços à comunidade através da celebração de contratos de investigação com instituições públicas e empresas privadas que operam no sector agrícola, farmacêutico e alimentar
g)  Melhorar os programas de intercâmbio técnico-científicos e cooperação internacional com referência especial aos PALOP.
h)  Proporcionar à comunidade profissional a possibilidade de frequentar atividades educacionais através de Cursos de especialização e atualização em saúde animal.


Organização

A evolução do CIISA o seu conselho consultivo e as equipas de avaliação que visitaram o Centro, levaram recentemente (2013) a uma reorganização dos seus principais grupos de investigação:

1 - Saúde Animal e Medicina Veterinária – focado na prevenção, diagnóstico e terapêutica de doenças de diferentes espécies animais (domésticos, silvestres, exóticos, zoológico, laboratório), incluindo zoonose e que envolvem aspetos da Medicina Comparativa. Inclui 2 linhas temáticas: (A) vigilância das doenças, prevenção e controlo para a Saúde Animal sustentável e (B) pesquisa clínica para novas estratégias terapêuticas e de diagnóstico

2 - Ciência Animal e Segurança Alimentar - principalmente sobre a produção animal, proteção animal e bem-estar, bem como a qualidade e segurança de seus produtos para os consumidores. Inclui 2 linhas temáticas: (C) A produção animal sustentável; (D) A melhoria no processamento de alimentos, qualidade e segurança: novos desafios.


A - Vigilância epidemiológica , prevenção e controlo para uma saúde sustentável Animal
 Investigador Principal: Luis Manuel Morgado Tavares, com as seguintes linhas de investigação:

- Microbiologia e Imunologia

- Doenças Infecciosas e Epidemiologia

- Parasitologia



B - Pesquisa clínica para novas estratégias terapêuticas e de diagnóstico
Investigador Principal: Maria da Conceição Cunha Vasconcelos Peleteiro , com as seguintes linhas de investigação :

- Novas Estratégias Terapêuticas

- Novas Ferramentas de Diagnóstico



C - Produção sustentável animal para o século 21
Investigador Principal : Luis Manuel dos Anjos Ferreira, com as seguintes linhas de investigação:


- Recursos Genéticos Animais

- Nutrição e Biotecnologia

- Sistemas de Produção Animal

- Produção Animal Tropical



D - Processamento avançado de alimentos , qualidade e segurança : novos desafios
Investigador principal: José António Mestre Prates, com as seguintes linhas de investigação:

- Tecnologia de Alimentos

- Qualidade dos Produtos de Origem Animal

- Segurança Alimentar

 
Todas as atividades de investigação são coordenados por um Comité Científico que se reúne periodicamente e integra todos os investigadores responsáveis por projetos de investigação e representantes de todas as áreas de investigação. O Comité Científico também é responsável pela coordenação de todos os aspetos financeiros e das atividades desenvolvidas no Centro. As decisões tomadas pelo Comité são implementadas por uma equipa de coordenação formada pelo Coordenador Científico e 6 Membros das 4 áreas de pesquisa

O financiamento da FCT tem sido um fator crucial para a estabilidade das atividades de investigação realizadas por CIISA. No entanto, os membros do CIISA estão continuamente à procura de novas fontes de financiamento nacionais e internacionais. O centro está constantemente a submeter novos projetos de investigação quer como instituição proponente quer como parceira. O CIISA mantem colaborações com diversas instituições por todo o Mundo, quer na área agrícola como industrial, e procura sempre manter uma estreita relação com os órgãos oficiais.
Na verdade, o financiamento nacional e internacional e as receitas provenientes de atividades de consultoria têm vindo constantemente a aumentar, permitindo a criação de novas linhas de investigação, o apoio a atividades de capacitação realizadas por membros e colaboradores do CIISA e a melhoria de instalações laboratoriais.

 
 

 

Optimizado para FireFox 3, Opera 10, Internet Explorer 7, e Safari 4 a 1280x1024